O que é Brunimento Platô
O brunimento Platô é um processo importante na fabricação de camisas de cilindros para motores de combustão interna. Este procedimento envolve duas etapas de brunimento, onde a primeira cria uma superfície inicial com sulcos profundos, e a segunda suaviza esses sulcos, criando uma superfície com grandes áreas planas. O resultado é um perfil que oferece excelente retenção de óleo e maior resistência ao desgaste, fatores cruciais para o desempenho e a longevidade dos motores.
Aplicação
O brunimento de Platô é utilizado principalmente em camisas de cilindros de motores de combustão interna e resulta de duas operações de brunimento. A primeira operação, chamada de brunimento base, utiliza uma granulometria grosseira do diamante, promovendo a formação dos sulcos profundos que devem estar presentes nas superfícies do perfil.
Na segunda operação, chamada de brunimento Platô, a remoção de material é muito pequena, praticamente não alterando a dimensão da peça. O principal objetivo é remover os picos do perfil produzidos pela operação de brunimento básico. Com o brunimento de Platô, busca-se desenvolver uma estrutura específica, que apresenta um perfil periódico com grandes áreas planas separadas por sulcos. O perfil gerado neste processo se diferencia do obtido no brunimento de acabamento, principalmente por oferecer melhores características de resistência ao desgaste e retenção de óleo.
Avaliação da Superfície das Camisas de Cilindro
Rpk: Altura média dos picos salientes acima do perfil do núcleo de rugosidade. Esta é a camada superficial de um furo de cilindro que se desgastará rapidamente durante o período operacional primário do motor. Se os picos forem muito altos e as partículas muito grandes, podem contaminar o óleo, formando uma solução coloidal destrutiva. A magnitude de Rpk também indica as mudanças nas folgas que ocorrerão quando este material for removido durante o período de amaciamento.
Rk: Profundidade do perfil do núcleo de rugosidade, que exclui os picos finos salientes e os vales profundos. Este parâmetro auxilia na avaliação do comportamento operacional de superfícies altamente tensionadas mecanicamente, como as superfícies brunidas em Platô. A vida útil de um furo de cilindro pode ser prevista a partir deste parâmetro, que só deve ser calculado se a curva de relação de material tiver a forma de "S".
Rvk: Profundidade média do perfil dos vales abaixo do perfil do núcleo de rugosidade. Esta é a sub-superfície que retém o óleo para lubrificação do furo do cilindro.
Mr1: O componente de material Mr1 (%) é a porcentagem na curva de relação de material que coincide com o limite superior do perfil de rugosidade do núcleo (Rk).
Mr2: O componente de material Mr2 (%) é a porcentagem da curva de relação de material que coincide com o limite inferior do perfil do núcleo de rugosidade.
Ambos os parâmetros devem ser monitorados juntamente com os parâmetros primários (Rk, Rpk, Rvk) para garantir que o processo de fabricação permaneça sob controle e que o produto esteja dentro dos limites. A curva de relação de material em forma de "S", ideal para qualquer fabricante ou tipo de motor, só pode ser descrita pelos valores fornecidos para os cinco parâmetros.
Curva de Abbott-Firestone
Uma curva levemente inclinada indica que a superfície não possui mais picos, apresentando, portanto, boa resistência ao desgaste.
Uma curva muito inclinada representa uma superfície pontiaguda, sugerindo que o perfil tem baixa resistência ao desgaste.
Na avaliação de superfícies, podem ser considerados os seguintes aspectos:
Ângulo de brunimento
Estrutura da superfície
Formação de sulco
Formação de planalto
Comportamento de corte do material de corte
Formação de flocos
Poros/contração
O brunimento Platô desempenha um papel fundamental na fabricação de camisas de cilindros, garantindo uma superfície que combina alta resistência ao desgaste com excelente retenção de óleo. Por meio de um processo em duas etapas—brunimento base e brunimento Platô—é possível atingir um perfil ideal, que não apenas melhora o desempenho dos motores de combustão interna, mas também prolonga sua vida útil.
A análise de parâmetros como Rpk, Rk, Rvk, Mr1 e Mr2, além da Curva de Abbott-Firestone, é essencial para assegurar a qualidade do processo e manter o controle sobre as especificações do produto final. Com o brunimento Platô, as superfícies tratadas apresentam características superiores que atendem às exigências operacionais mais rigorosas, tornando-se indispensáveis para garantir a confiabilidade e eficiência dos motores ao longo do tempo.
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