Na indústria mecânica, o brunimento é uma prática crucial para aprimorar a precisão e a qualidade dos componentes. Entretanto, para alcançar resultados excepcionais, é vital entender e empregar as tecnologias associadas a esse processo. Vamos explorar algumas dessas tecnologias e seu impacto na usinagem de cilindros.
O que você vai encontrar nesse artigo:
Tecnologias essenciais associadas ao brunimento.
Influência do cross hatch angle na vedação.
Precisão proporcionada pelas réguas diamantadas.
Benefícios do CBN e Borazon como abrasivos.
Etapa crucial do platô no brunimento.
Cross Hatch Angle (Ângulo de Cruzamento)
O cross hatch angle é um elemento fundamental no brunimento de cilindros. Este ângulo determina a direção e a profundidade dos sulcos na superfície brunida, influenciando diretamente na eficácia da lubrificação e na redução do desgaste ao longo do tempo.
Um controle preciso do cross hatch angle é essencial para garantir a funcionalidade e a durabilidade dos cilindros.
Abrasivos
Os abrasivos desempenham um papel fundamental no processo de brunimento, sendo responsáveis pela remoção controlada de material e pela obtenção da superfície desejada no cilindro.
Eles variam em composição e dureza, dependendo das exigências da aplicação. A escolha adequada de abrasivos é crucial para garantir resultados de usinagem de alta qualidade.
Réguas Diamantadas
As réguas diamantadas desempenham um papel crucial no processo de brunimento. Elas são responsáveis por proporcionar acabamento e precisão, garantindo uma remoção uniforme do material e a obtenção da textura superficial desejada.
Essas ferramentas abrasivas são essenciais para alcançar resultados de alta qualidade na usinagem de cilindros.
CBN (Nitreto Cúbico de Boro)
O CBN é um abrasivo de alto desempenho amplamente utilizado no brunimento de cilindros. Sua excepcional dureza e resistência o tornam ideal para trabalhar materiais metálicos, proporcionando resultados de usinagem precisos e eficientes.
A utilização de CBN contribui significativamente para a obtenção de superfícies de alta qualidade e precisão dimensional.
Platô
O brunimento de Platô é utilizado principalmente em camisas de cilindros de motores de combustão interna e é resultado de duas operações de brunimento.
A primeira operação, chamada de brunimento base, nesta etapa, utiliza-se uma granulometria grosseira do diamante promovendo a formação dos sulcos profundos que devem estar presentes nas superfícies do perfil.
Na segunda operação, chamada de brunimento Platô a remoção de material é muito pequena, praticamente não alterando a dimensão da peça, sendo seu grande objetivo remover os picos do perfil produzidos pela operação de brunimento básico.
Com o brunimento de platô objetiva-se desenvolver uma estrutura especifica, a qual apresenta um perfil periódico com grandes áreas planas separadas por sulcos.
O perfil gerado neste processo diferencia-se do obtido no brunimento de acabamento, principalmente por melhores características de resistência ao desgaste e a retenção de óleo.
Entre em contato e entenda como nossas tecnologias podem ser aplicadas à sua necessidade.
Comments